O poder de decisão é realizado com base na situação financeira e econômica da organização em meio às diversidades e as previsões das incertezas, possibilitando dentro das organizações, sua sobrevivência, análise dos demonstrativos financeiros e real situação do empreendimento.

É inevitável que com a globalização, o aumento da concorrência e o dinamismo com que a economia caminha, gere turbulências que sejam mais frequentes e maiores. Empresas pertencentes de diferentes setores, por possuírem processos e produtos distintos, apresentam prioridades diferenciadas, mas com o mesmo objetivo que é a maximização dos lucros, onde o setor financeiro é primordial para que toda a movimentação e a disponibilidade dos recursos estejam resguardadas.

Observa-se que todos os processos dentro de uma empresa estejam ligados diretamente ao controle financeiro, são eles: os recursos humanos, controle de materiais, vendas de produtos ou serviços, estoque, comunicação, dentre vários outros.

É necessário manter todas as informações gerenciais e administrativas atualizadas, para assim poder analisar a situação da Gestão Financeira, na qual deve prever a melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e despesas da empresa, sendo possível avaliar dados históricos e o que está acontecendo no presente, identificando possíveis falhas e despesas desnecessárias e tomando ações para melhor utilização dos recursos financeiros.

Plano Financeiro

Objetivo e benefícios:

Manter o controle financeiro de uma empresa é de suma importância para qualquer organização, sendo necessário para qualquer tipo de empresa, independente do seu ramo de atuação. A adoção do plano financeiro específico às ações financeiras do empreendimento, buscando a previsão do resultado almejado e a possibilidades de aperfeiçoar o processo na tomada de decisões. Para um bom Plano Financeiro, são utilizadas diversas ferramentas para obter êxito no gerenciamento da empresa, sendo o Fluxo de Caixa e os indicadores financeiros, os principais meios para a realização, podendo-se analisar a fundo a situação financeira, bem como a necessidade de capital de giro, que consiste na disponibilidade de valores monetários para cumprir com suas obrigações, garantindo assim a continuidade do negócio.

Assessoria financeira

Objetivo e benefícios:

O Projeto de Assessoria Financeira tem como objetivo acompanhar, organizar e analisar o funcionamento da parte financeira da empresa, identificando todas as falhas existentes, para assim, desenvolver planos de ações propondo melhorias para o empreendimento em questão. Para isso, é necessário realizar uma planilha de Fluxo de Caixa detalhando todas as entradas e saídas diariamente, juntamente com a DRE (Demonstrativo do Resultado de Exercício) realizada mensalmente, para analisar a rentabilidade do empreendimento, evitando a junção o patrimônio particular com o patrimônio da empresa. Sendo fundamental ocorrer essa separação, e principalmente a identificação de onde está sendo destinado os recursos e suas aplicações, detectando quais são as variações dos montantes em determinado tempo e para onde está sendo destinado.

Levantamento e Análise de Custos

Objetivo e benefícios:

O Projeto de Levantamento e análise de custos tem como objetivo identificar e analisar os custos de cada produto dentro da empresa, identificando possíveis desperdícios, realizando o inventário periódico do empreendimento. Será discriminado todos os custos e despesas da empresa, sendo possível realizar alguns cálculos para a mesma, facilitando o reconhecimento dos gastos gerais da organização. Embora toda essa atividade realizada na empresa, visa na maximização do retorno sobre o resultado financeiro e assegurar o equilíbrio indispensável para o sucesso do negócio, prioriza a observação e análise, se obteve lucros ou prejuízos em um determinado período de tempo.

Viabilidade Econômica

Objetivo e benefícios:

O Projeto de Viabilidade Econômica tem como objetivo de realizar o estudo com intuito de demonstrar a viabilidade do empreendimento de se implantar, modernizar, expandir e relocalizar o mesmo melhorando e otimizando os processos. Nesse projeto é estruturado o Fluxo de Caixa da empresa, seguido dos Indicadores Financeiros na previsão futura sobre os desafios que possa advir mediante as incertezas do mercado.

Valuation

Objetivo e benefícios:

O Valuation tem como objetivo definir o valor de uma determinada empresa perante o mercado, verificando o valor do ativo do empreendimento. Projeto Valuation muito utilizado quando o empresário deseja saber o valor de sua marca, para assim poder tomar diversas ações, os resultados obtidos deste processo são incontestáveis para tomadas de decisões. Seus resultados podem ser usufruídos por empresários, investidores, credores, acionistas e por qualquer um que demonstre interesse nos resultados da empresa.