Gestão Estratégica

Nos dias atuais, estratégia diz respeito à condução de organizações no contexto da competição empresarial. Em um mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver sem uma linha orientadora à integração de todas as áreas existentes em seu empreendimento. Desta forma a MASCI Consultoria apresenta em seu portfólio, uma série de Projetos que conduzem os empreendedores neste cenário empresarial atual. Poderemos desenvolver o Plano de Negócios, que se trata de um documento formal que contém informações sobre o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo empreendimento. Além deste, nossa equipe de Consultores poderá elaborar o Planejamento Estratégico, com foco no Balanced Scorecard (BSC). Este Projeto serve como metodologia para que as organizações avaliem e controlem um status de crescimento e melhoria, levando sempre em consideração o desempenho das condições do empreendimento.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico tem por finalidade direcionar as estratégias de uma organização, a partir da análise de ambientes externo e interno, de modo a direcionar o empreendimento a um futuro desejado e atingível.

O método utilizado é o Balanced Scorecard (BSC), onde tal metodologia tem por finalidade desdobrar o objetivo que se deseja alcançar pela alta direção, de forma a disseminar e impactar todas as partes interessadas.

O BSC portanto, mede o desempenho organizacional através de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Deste modo, o gerenciamento é facilitado a partir do momento que toda estratégia da organização apresenta-se alinhada e estruturada a seus objetivos.

Plano de Negócios

O projeto Plano de Negócios tem como principal objetivo estruturar a abertura ou expansão de um empreendimento permitindo minimizar os efeitos causados pelas ameaças no ambiente empresarial e explorar melhor as oportunidades do mercado.

O projeto em questão, se divide em quatro etapas, sendo elas: Pesquisa de Mercado, Plano deMarketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. Podendo em caso de necessidade do empreendimento, ocorrer uma adequação.

A Pesquisa de Mercado consiste na coleta de dados no qual serão extraídos informações mais relevantes do mercado para auxiliar o empreendimento a diminuir os riscos e incertezas em que se pretende inserir, sendo coletadas as variáveis que definem o perfil à ser atingido pelo empreendimento.

A próxima etapa, é o Plano de Marketing que tem como principal objetivo orientar na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao mercado de atuação, possibilitando a captação de cliente e futuramente a fidelização dos mesmos, além de impactar no aumento das vendas e no fortalecimento da marca.

Dando sequência a execução, inicia-se o Plano Operacional, que tem como finalidade, analisar o funcionamento geral da empresa, buscando identificar e aprimorar os processos. Em complemento, têm-se a discriminação das atividades das pessoas envolvidas no processo produtivo para que seja realizada da melhor forma, tendo como destaque: cálculo da capacidade máxima produtiva, cálculo de demanda, necessidade de recursos humanos, quadro de horário de funcionários, descrição de cargos, estudo e elaboração do layout, entre outros.