Em gestão, Marketing é a maneira como produtos ou serviços interessarão seus consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Por finalidade, marketing cria valor e satisfação ao cliente, alcançando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. E é nesse contexto que a MASCI Consultoria Jr. entra analisando todas as perspectivas para que você conquiste seu mercado.

Análise da Concorrência

Objetivo e benefícios:

Analisar os concorrentes, identificar seus pontos fortes e fracos e traçar estratégias mercadológicas a partir da análise realizada. Quanto maior é o conhecimento dos concorrentes, maiores são as chances de sucesso. Esse fator não cabe somente às empresas, em qualquer lugar onde haja concorrentes deve-se analisar e conhecê-los profundamente, pois desta forma suas ações terão um efeito muito melhor e poderão atingir públicos que os demais não enxergam ou não desejam. Conhecendo-os, estratégias ofensivas e reativas poderão ser definidas de acordo com o momento de mercado em que se encontram. Será possível identificar estratégias, objetivos, forças, fraquezas e os padrões de reação dos concorrentes, e a partir das percepções e informações coletadas, poderão ser elaboradas estratégias mercadológicas para o cliente. Para empreendimentos futuros, a Análise da Concorrência apresenta grandes benefícios. Além das informações direcionadas, informações secundárias também poderão ser obtidas, como o funcionamento do cotidiano de trabalho, número de funcionários, período de sazonalidade, principais dificuldades enfrentadas, horário de funcionamento etc. Conhecendo tais dados, o empreendedor saberá quais serão suas maiores dificuldades e,  assim, poderá planejar e administrar os riscos provenientes de tais aspectos. Com a Análise da Concorrência, a empresa poderá avaliar sua participação no mercado (market share). A empresa poderá definir suas estratégias baseada nos itens.

Pesquisa de Mercado

Objetivo e benefícios:

O projeto de Pesquisa de Mercado se divide em duas modalidades diferentes. Quantitativa – tem por objetivo medir a satisfação do público-alvo sobre um novo e/ou existente produto/serviço, através de dados quantitativos expressos em dados percentuais e gráficos. Qualitativa – tem por objetivo medir a satisfação do público-alvo sobre um novo e/ou existente produto/serviço, através de informações abertas onde o objetivo é captar a real opinião do público, não sendo mensurada em gráficos e/ou porcentagem. O principal benefício da Pesquisa de Mercado Quantitativa é permitir ao empreendedor conhecer quem serão seus futuros clientes, suas expectativas, o que eles pensam sobre o futuro negócio, quanto estão interessados em pagar pelo produto e/ou serviço, o que acham que falta nesse ramo e o que anseiam. Conhecendo os futuros clientes, será muito mais fácil evitar possíveis problemas que poderiam ocorrer. Facilitar a definição de estratégias e planos de marketing a partir de dados fornecidos na Pesquisa. Descobrir quem são os concorrentes, pois em algumas perguntas será possível saber quais são os locais em que os entrevistados frequentam, onde compram algum tipo de produto ou usufruem determinado serviço. Identificar pontos de diferenciação dos concorrentes, o que permite amenizar os possíveis pontos fracos e enfatizar os possíveis pontos fortes. Identificar oportunidades de mercado.

Pesquisa de Satisfação

Objetivo e benefícios:

O projeto de Pesquisa de Satisfação se divide em duas modalidades diferentes: Quantitativa – tem por objetivo medir a satisfação dos clientes sobre um novo e/ou existente produto/serviço, através de dados quantitativos expressos em dados percentuais e gráficos. Qualitativa – tem por objetivo medir a satisfação dos clientes sobre um novo e/ou existente produto/serviço, através de informações abertas, já que o objetivo é captar a real opinião do público, não sendo mensurada em gráficos e/ou porcentagem. O principal benefício da Pesquisa de Satisfação é permitir ao empreendedor conhecer a opinião mais rebuscada de seus clientes, captar as sugestões, críticas e transformá-las em oportunidades de melhoria. Auxilia na identificação de problemas e oportunidades até então não verificadas. Analisar a situação do mercado onde o cliente se encontra.

Plano de Marketing

Objetivo e benefícios:

Objetiva orientar na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio. Identificar as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como atuar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados, por meio de análises e adaptações, identificando suas tendências. Além disso, estabelecer objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. Conhecer o mercado possibilita a capacidade de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seus negócios. A Análise de Mercado, realizada em uma das etapas do Plano de Marketing, possibilitará ao cliente conhecer todos os quesitos que interferem positivamente e negativamente o seu empreendimento. Possibilitará a captação de novos clientes e, consequentemente, o aumento do market share (fatia de mercado). Auxilia os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado. Conhecendo o mercado, o cliente será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio, planejamento para a marca e para as linhas de produtos visando atingir as metas da empresa. Um Plano de Marketing bem elaborado permitirá que o cliente apenas coloque em práticas as estratégias propostas. Ele aumenta as chances de sucesso no que se refere à prospecção e aumento do número de clientes, fortalecimento da marca, entre outros.