O que é avaliação de desempenho e qual a melhor forma de aplicá-la

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito útil, e por isso muito utilizada, por empresas de todo o país. Ela trabalha pesquisas e feedback com o intuito de gerar insumos para a melhoria dos funcionários.

Se a sua organização ainda não aplica a famosa avaliação de desempenho, talvez seja a hora se informar sobre isso e estruturar a sua.

No artigo de hoje vamos explicar o que é avaliação de desempenho e qual a melhor maneira de aplicá-la na sua empresa.

Vamos lá?

O que é avaliação de desempenho?

Avaliação de desempenho é uma ferramenta da área de Gestão de Pessoas que visa gerar feedbacks construtivos para a equipe.

Saber o que é avaliação de desempenho é imprescindível quando falamos de desenvolvimento de profissionais.

E você certamente já sabe que a melhor maneira de trabalhar o desenvolvimento de um profissional é através de feedbacks sinceros e constantes.

A avaliação de desempenho é uma forma de guiar as respostas que deverão ser dadas. Não é um gestor dizendo o que acha do funcionário e sim ele respondendo perguntas úteis sobre determinado colaborador, ou seja, as respostas dadas gerarão algum bem para a empresa.

Por exemplo, ter membros que saibam trabalhar em equipe é importante para qualquer organização, por isso, a pergunta “o membro tem facilidade em trabalhar em equipe?” deve ser incluida.  

Dessa forma, se o membro estiver demonstrando dificuldades em trabalhar em equipe, essa observação virá na sua avaliação de desempenho e ele terá a oportunidade de melhorar.

A avaliação de desempenho pode ter vários formatos e ser aplicada de diversas maneiras. Cabe ao departamento de Gestão de Pessoas definir qual a melhor forma para aquela organização.

Um formato muito comum de avaliação de desempenho é o formato em que o líder responde sobre o desempenho dos seus  liderados em um determinado período de tempo.

Sendo assim, se a avaliação de desempenho for aplicada uma vez por mês, então uma vez por mês o gestor deverá responder sobre cada um da sua equipe e em seguida marcar a reunião de feedback.

Como aplicar uma avaliação de desempenho?

A forma de aplicar uma avaliação de desempenho é tão importante quanto a definição do seu formato, pois é o que fará com que que a avaliação gere melhorias ou não.

De nada adianta uma avaliação de desempenho completa e cheia de detalhes se o colaborador não for levar a sério os comentários feitos.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados na hora de aplicar uma avaliação de desempenho. Vamos explicar para você agora.

Faça as perguntas certas na pesquisa da avaliação de desempenho

Primeiro é enviada a pesquisa de avaliação de desempenho para as pessoas que responderam sobre a pessoa específica de quem devem responder.

As perguntas que estarão nessa pesquisa devem ser bem formuladas. Perguntas fora do contexto empresarial ou que não agreguem valor a situação devem ser descartadas.

Pense em perguntas que estimulem respostas sobre o andamento do membro da empresa, como ele está se saindo, se ele chega pontualmente, se entrega suas demandas no prazo correto etc.

Procure não fazer um questionário muito grande pois os responsáveis pela resposta podem ficar com preguiça ou estarem ocupados demais com outras coisas e acabarem respondendo sem profundidade.

Normalmente, o excesso de perguntas dissertativas, ou seja, que a pessoa precise explicar o fato com as suas palavras, geram baixo engajamento.

Uma boa forma de resolver esse problema é fazendo perguntas objetivas, ou seja, “de marcar x”. Você pode afirmar uma característica e perguntar se o membro:

  • Se enquadra na afirmativa totalmente;
  • Se enquadra na afirmativa parcialmente;
  • Não se enquadra na afirmativa.

Assim, o departamento de Gestão de Pessoas conseguirá os insumos de que precisa e o líder não ficará entediado respondendo as perguntas.

Faça reuniões de feedback individuais

Outro ponto importantíssimo é que as reuniões de feedback para a apresentação dos resultados obtidos na avaliação de desempenho sejam feitas individualmente.

Nenhum membro deve saber dos resultados da avaliação de desempenho de outro membro. Cada funcionário deve ter o seu momento pessoal de avaliação.

Sendo assim, independente da reunião de feedback ser conduzida pelo membro de gestão de pessoas ou pelo seu próprio gestor, só devem haver duas pessoas na sala.

Isso é importante porque o funcionário se sente mais à vontade para explicar possíveis erros e até dar ele mesmo o feedback sobre o seu líder. O que nos leva ao próximo tópico…  

Durante a reunião de feedback, deixe o avaliado falar

É importante deixar o avaliado falar o que ele pensa, se ele concorda ou não com a avaliação apresentada e como ele mesmo vê que pode melhorar.

Se algum funcionário for mais tímido e costumar ficar mais quieto durante esse momento, a pessoa que está dando o feedback deve “puxar” isso dela, perguntando se ela concorda etc.

A opinião do avaliado é importantíssima para que sejam feitas melhorias na sua avaliação de desempenho e para que sejam notados pontos de melhoria também naqueles que respondem as perguntas.

Não foque apenas no lado ruim

Eis aqui a nossa última observação. Por mais que a avaliação de desempenho tenha o intuito de gerar insumos para a melhoria do colaborador, ela não deve ser usada só para isso.

A avaliação de desempenho também é uma boa ferramenta de motivação, pois mostra que a organização está vendo os pontos fortes do funcionário e valorizando suas qualidades.

Muitos funcionários deixam empresas em que trabalham a anos porque sentem que seu trabalho não é valorizado. Para a empresa, ter um alto índice de rotatividade é ruim, pois demanda maiores custos com processos seletivos e treinamentos.  

Por isso, é preciso falar também dos pontos positivos daquele membros, agradecendo-o por seu trabalho e esforço e se mostrando a disposição para tirar dúvidas e questionamentos.

Uma boa maneira de mesclar os pontos positivos com os negativos é utilizando o feedback sanduíche, um tipo de feedback que mantém na mente do colaborador os elogios sem deixar de tratar dos pontos que devem ser melhorados.

Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, aposto que está curioso sobre os tipos existentes. Um formato que tem ganhado força é a avaliação 360, uma forma inovadora de enxergar os colaboradores. Leia o nosso artigo sobre o assunto e fique por dentro dessa nova forma de avaliação.



Deixe uma resposta