Projetos na área de Organização e Métodos visam aprimorar o funcionamento da empresa, qualidade no ambiente de trabalho e identificar e mensurar processos internos, através da aplicação de metodologias específicas. Contamos hoje em nossa empresa com os seguintes projetos que atendem esses objetivos: Implantação da metodologia 5s, Mapeamento de Processos e Elaboração de Organogramas e Fluxogramas.

O mercado hoje esta cada vez mais exigente e competitivo, então torna-se cada mais importante que as empresas sejam mais dinâmicas e bem estruturadas ou organizadas para atender as demandas e os clientes também cada vez mais exigentes. Para isso é importante que as empresas voltem os olhos para dentro de si, ou seja, seus processos internos, a organização em sua totalidade, e consigam estruturar-se para suprir cada vez mais as novas necessidades. Através da implementação ou realização de projetos na área de Organização e Métodos é possível atingir tais objetivos, pois nossos clientes estarão sendo auxiliados a compreender melhor o funcionamento de suas organizações ou implementando ferramentas que auxiliem a estruturar e melhorar o ambiente de trabalho, berço de todo trabalho, onde boas ideias se tornam grandes negócios e ótimos resultados.

Plano operacional

Para conseguir estruturar uma organização no âmbito de recursos humanos e físico, é necessária a realização do Plano Operacional. O projeto tem como objetivo otimizar os recursos pessoais e operacionais utilizados, aumentando assim a produtividade. Isto ocorre através da identificação da demanda e da capacidade máxima da produção, da análise dos processos existentes, da verificação da necessidade de equipamentos e de funcionários e também, da organização do espaço físico, podendo assim, reduzir desperdícios e analisar o funcionamento da empresa.

Implantação do 5S

A metodologia 5s é baseada e dividida em 5 palavras de origem japonesa: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização e saúde) e Shitsuke (autodisciplina). O objetivo do projeto de implementação do 5s, é organizar o ambiente de trabalho e mantê-lo limpo e arrumado, melhorando assim o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários. Os cinco sensos tem sido desenvolvidos de forma eficaz e participativa nas empresas apresentando resultados expressivos, relacionados principalmente a melhoria contínua.

Levantamento do ativo Imobilizado
Tem como objetivo fornecer à administração, informações da situação patrimonial da empresa, para que esta possa melhor avaliar, planejar e definir as decisões a serem tomadas visando à continuidade da entidade, bem como a conservação e ampliação do patrimônio. Além disso, verifica a taxa de depreciação, como também a localização, o modelo e o estado de conservação que se encontra cada item.
Esse projeto tem o intuito de informar qual o valor de todos os bens imobilizados da empresa e quanto tempo cada bem demora para ser substituído.

Mapeamento de Processos 

Este projeto tem como principal objetivo verificar o fluxo de agregação de valor do produto/serviço vendido, analisando cada procedimento desempenhado na empresa, de forma detalhada, identificando gargalos produtivos, movimentações desnecessárias de funcionários/materiais e vários outros fatores que influenciam no processo produtivo (produção de um produto ou realização de um serviço). Com os dados levantados pode-se então otimizar o tempo para a realização destes processos, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade, tudo isso através da padronização dos processos.