Soluções

Organização e Métodos

ico_organizacaoMetodos

Projetos na área de Organização e Métodos visam aprimorar o funcionamento da empresa, qualidade no ambiente de trabalho e identificar e mensurar processos internos, através da aplicação de metodologias específicas. Contamos hoje em nossa empresa com os seguintes projetos que atendem esses objetivos: Implantação da metodologia 5s, Mapeamento de Processos e Elaboração de Organogramas e Fluxogramas.

O mercado hoje esta cada vez mais exigente e competitivo, então torna-se cada mais importante que as empresas sejam mais dinâmicas e bem estruturadas ou organizadas para atender as demandas e os clientes também cada vez mais exigentes. Para isso é importante que as empresas voltem os olhos para dentro de si, ou seja, seus processos internos, a organização em sua totalidade, e consigam estruturar-se para suprir cada vez mais as novas necessidades. Através da implementação ou realização de projetos na área de Organização e Métodos é possível atingir tais objetivos, pois nossos clientes estarão sendo auxiliados a compreender melhor o funcionamento de suas organizações ou implementando ferramentas que auxiliem a estruturar e melhorar o ambiente de trabalho, berço de todo trabalho, onde boas ideias se tornam grandes negócios e ótimos resultados.

Elaboração de  Fluxogramas e Organogramas

Objetivo e benefícios:

  A presente Instrução de Trabalho tratará separadamente a elaboração de fluxogramas e a elaboração de organogramas. O objetivo do projeto é ilustrar graficamente informações pertinentes referentes à empresa para facilitar a visualização do cliente e auxiliá-lo na tomada de decisões, sendo responsabilidade do gerente do projeto analisar juntamente à área de negócios o que melhor o atenderá.

  • Identificar pontos críticos de cada processo;
  • A definição de fluxograma permite mostrar como os elementos se relacionam, comparar o processo descrito com o processo real, facilitar a comunicação, determinar maneiras de tornar a atividade mais eficaz aperfeiçoando os processos empresariais;
  •   Desenvolve o espírito da equipe, quando o desenvolvimento de fluxogramas é feito com a participação de todos os envolvidos;
  • Floresce a responsabilidade individual;
  • Facilita o estabelecimento de objetivos;
  • Permite a documentação do processo para análises futuras, adequação a normas e certificações;
  • Melhor esclarecimento dos processos para colaboradores recém- admitidos, o que facilita os treinamentos e a absorção do aprendizado.

Implantação do 5S

Objetivo e benefícios:

 O projeto de implantação do 5S tem o objetivo de organizar o local de trabalho e mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter as condições de saúde, higiene e autodisciplina necessárias para realizar um trabalho com qualidade.

Melhoria da qualidade de vida:

A prática dos sensos visa, sobretudo, à qualidade de nossas vidas, harmonizando os recursos ambientais disponíveis na natureza e ao nosso redor com as diversas atividades que desenvolvemos no dia a dia nos ambientes que frequentamos: familiar, profissional, social.

O importante é a busca da qualidade total e não parcial ou apenas de processos produtivos. Se a minha vida não melhorar por causa da prática dos programas de qualidade, não valerá a pena despender minha energia física e mental para tais programas, que na verdade não estão em busca da totalidade, ou seja, tudo e todos melhorando.

Prevenção de Acidentes

Nos ambientes arrumados, ordenados e limpos, a quantidade de horas perdidas com acidentes reduz-se cada vez mais, diminuindo também o sofrimento das pessoas envolvidas nos acidentes.

É bom refletirmos que, em todo acidente, há uma falha humana. Em algum momento houve negligência de alguém, o que provocou posteriormente um acidente. E o horror de um acidente é a constatação de que alguém prejudicou sua vida ou a vida de outra pessoa.

É responsabilidade de todos a prevenção dos atos inseguros que provocam os acidentes, algumas vezes fatais.

Melhoria da Qualidade

O conceito de produtividade para algumas pessoas está restrito apenas à simples relação do faturamento pelos custos de produção. Muitas vezes não se melhora a produtividade apenas aumentando o faturamento ou diminuindo os custos. É preciso envolver todas as pessoas dentro das instituições para os objetivos reais, que são sobrevivência e prosperidade.

Para isso, torna-se necessário fazer um pacto coletivo em que predomina a seguinte relação:

Produtividade = pessoas querendo fazer bem-feito + sabendo cada vez mais fazer bem-feito.

Se as pessoas estão nas instituições, realizam suas atividades querendo fazer bem-feito e são permanentemente educadas e treinadas para tal em novas tecnologias, desenvolvimento humano, técnico e prática das ações inerentes aos Sensos, os índices melhorarão, aumentando o lucro e sobrevivendo à competição.

Redução de custos 

Ele também combate o desperdício, à medida que utilizamos melhor e mais racionalmente os recursos disponíveis e matérias primas.

O problema da escassez está nos preocupando hoje porque, junto com a diminuição dos recursos disponíveis, está ocorrendo a destruição dos materiais já utilizados pelo homem, que poderiam ser reciclados.

A prática dos sensos desenvolve uma coletiva de preservação e conservação dos recursos disponíveis, utilizando-os da melhor maneira possível, sem agredir a mãe natureza.

Conservação de energia

A energia elétrica está cada vez mais escassa e por esta razão mais cara. Mas existe outra energia, proveniente de uma fonte inesgotável, que está dentro de cada ser humano. Quando mal utilizada ou desperdiçada, causa-nos problema que às vezes não conseguimos resolver imediatamente e nem entender suas origens.

Estamos falando da energia que provém de nossa mente e que está disponível para ser bem utilizada por todos nós, para o nosso bem e de todos ao nosso redor.

A energia mental é vital para nossa vida e quando bem utilizada, não desperdiçada,  faz-nos mais saudáveis e felizes.

Desperdiçamos energia mental quando nos preocupamos indevida ou excessivamente com os diversos acontecimentos de nossas vidas, bons ou ruins, e conservamos energia mental quando pensamos, agimos e sentimos conforme uma lei superior chamada amor, em harmonia com tudo e todos que estão à nossa volta.

Prevenção quanto a paradas por quebras

Quando usamos indevidamente um objeto, material, equipamento, corremos o risco de provocar danos a esses itens. Podemos até ser vítima de acidentes de diversas proporções e causar danos físicos e materiais a outras pessoas. Às vezes uma fábrica para devido à quebra de um equipamento causado pelo seu uso indevido, fora dos padrões de operação e segurança, causando sérios prejuízos.

O programa 5S ajuda a eliminar esses riscos porque cada vez mais pessoas se conscientizam da importância de definir e seguir procedimentos e padrões estabelecidos para utilização de máquinas e equipamentos.

Chamamos atenção para a quebra de um equipamento muito sofisticado e precioso que é denominado ser humano, porque não cuidamos devidamente de nossas vidas e da maneira de viver e enfrentar as diversas situações do dia a dia. O equilíbrio e a harmonia provenientes da prática dos sensos nos ajudam a viver melhor, de forma mais saudável, evitando quebras, ou seja, temos de parar porque ficamos doentes.

Melhoria dos ambientes frequentados

Proporciona melhoria no relacionamento das pessoas e desenvolve a prática de atitudes pautadas em padrões éticos e morais superiores, aceitos e praticados por todos, contribuindo até para melhorar o clima organizacional, familiar e social.

Melhoria do moral das pessoas

A satisfação de executar as atividades do dia a dia se estabelece quando existe um ambiente organizado, com as pessoas cumprindo o que foi estabelecido por todos como sendo bom para o grupo e existindo um bom relacionamento entre as pessoas. A alegria do grupo se torna constante e o “moral” cada vez mais elevado.

Incentivo à criatividade

A prática dos 5 sensos de forma constante desenvolve a criatividade do grupo e de pessoas individualmente de forma evolutiva, melhorando cada vez mais o ambiente. Quando estamos bem e nos sentimos felizes, nossa criatividade flui muito melhor.

Administração participativa 

Possibilita a prática concreta e efetiva da administração participativa, porque, ao levantar as não – conformidades ambientais visando a resolvê-las, aplica-se o método de solução com o envolvimento de todos, através do convite à participação espontânea no processo. Dessa forma, a administração participativa se estabelece naturalmente.

Levantamento do Ativo Imobilizado

Objetivo e benefícios:

 Fornecer à administração da organização informação da situação patrimonial para que esta possa melhor avaliar, planejar e definir as decisões a serem tomadas visando à continuidade da entidade, bem como a conservação e ampliação do patrimônio. Além disso, serve para verificar qual ativo deve ter entrada ou baixo no patrimônio, como também a localização, o modelo e o estado de conservação que se encontra o item.

Mapeamento de Processos

Objetivo e benefícios:

O Projeto Mapeamento de Processos tem por objetivo descrever para o cliente quais são os principais processos adotados pela empresa, realizar um detalhamento gráfico por meio de fluxogramas, descrever responsáveis, materiais envolvidos, e quais são os insumos e seus respectivos fornecedores para realização de cada processo. Também serão descritos os limites de cada processo (início e término) e será realizada uma análise juntamente ao cliente de possíveis oportunidades de melhoria.

  • Organização dos processos internos;
  • Permite identificar pontos críticos de cada processo;
  • O Mapeamento de Processos permite mostrar como os elementos se relacionam, facilitam a comunicação e determinam maneiras de tornar a atividade mais eficaz, aperfeiçoando os processos empresariais;
  • Facilita o estabelecimento de objetivos;
  • Permite a documentação do processo para análises futuras, adequação a normas e certificações;
  • Melhor esclarecimento dos processos para colaboradores recém- admitidos, o que facilita os treinamentos e a absorção do aprendizado;
  • Evita a distorção pela repetição ou a dissipação contínua das atividades do setor pelos colaboradores;
  • Diminui as chances de retrabalho de alguma atividade;

Facilita os treinamentos para atividades técnicas e que demandam muitas informações.