6 tipos de treinamento que melhoram o clima organizacional

Trabalhar o clima organizacional de uma empresa nunca é tarefa fácil, pois ele depende bem estar dos membros e da sinergia entre eles. O que você talvez ainda não saiba que alguns tipos de treinamento podem além de capacitar seus funcionários melhorar o clima da organização.

Não acredita? Pois é verdade! Isso acontece principalmente porque quando o funcionário vê valor na empresa em que trabalha, ou seja, quando ele percebe que está realmente se desenvolvendo profissionalmente, sente-se mais motivado, melhorando seu bem-estar na organização.  

Além disso, os treinamentos coletivos aproximam o grupo de trabalho, possibilitando troca de experiências e melhorando a convivência entre eles.

Mas afinal, quais são os tipos de treinamento que auxiliam o clima organizacional da empresa? É o que veremos a seguir!

6 tipos de treinamento que auxiliam o clima da sua empresa

Conheça agora 6 tipos de treinamento que ajudam o Departamento de Gestão de Pessoas na hora de cuidar do clima organizacional da empresa.

Desenvolvimento de liderança

  • O que é:

O treinamento de liderança é responsável por desenvolver os futuros líderes da organização, aqueles que tomarão decisões e serão os responsáveis por criar estratégias e gerir pessoas.

O desenvolvimento de líderes é parte primordial da longevidade da empresa. Nesse tipo de treinamento, o foco é capacitar o profissional para assumir as partes estratégicas da organização.

O membro deve terminar seu treinamento de liderança sabendo dar feedback, capacitar membros, entendendo de Planejamento Estratégico e de todas as partes da organização e como elas interagem entre si.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

O treinamento de liderança é um dos tipos de treinamento que auxiliam no clima organizacional porque trabalham a empatia.

Quando o funcionário é treinado para ser um líder ele entende porque o seu líder é como é e a dimensão das suas responsabilidades, isso ajuda no relacionamento líder-liderado.

Gestão de tempo

  • O que é:

O curso de gestão de tempo ensina os funcionários a organizarem suas tarefas dentro do tempo que eles têm. Esse é um dos tipos de treinamento trabalha a produtividade.

Muitas vezes a baixa produtividade não acontece porque o funcionário não quer trabalhar e sim porque ele não sabe como otimizar seu próprio tempo.

Esse é um daqueles tipos de treinamento que não servem só para o crescimento profissional dos envolvidos, mas também para suas vidas pessoais, uma vez que saber gerir o tempo auxilia nas tarefas domésticas, acadêmicas e até nos relacionamentos.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

Gerir bem o tempo disponibilizado para trabalho e assuntos pessoais é uma excelente forma de diminuir o estresse, o que evita atrito entre os membros e melhora o clima.

Coaching

  • O que é:

O coaching é atualmente considerado uma das melhores metodologias de motivação e desenvolvimento humano. E quando dizemos “humano” e não “profissional” é porque seu foco não é apenas na carreira.

O coach (profissional responsável pelo coaching) busca, além de criar metas profissionais, também melhorar a vida pessoal do coachee (pessoa beneficiada com o processo de coaching).

O coaching pode ser focado em capacitação profissional, inteligência emocional, emagrecimento, vendas, performance, relacionamentos, entre outros.

Se você optar por apostar em algum desses tipos de treinamento, procure profissionais com formação formal na área pois, com o grande crescimento da profissão, muitas pessoas dizem ser coaches sem ter um certificado na área.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

Como o coaching trabalha individualmente cada membro, o coach é capaz de identificar o fator causador dos problemas de clima e trabalhar com o coachee para melhorar isso.

Quando vários colaboradores passam pelo processo de coaching, é natural que, através das melhorias individuais, o clima da organização também se torne mais agradável.

Oratória

  • O que é:

O treinamento de oratória é um curso que ensina a falar em público, bloqueando os tradicionais nervosismos e constrangimentos.

Um bom curso de oratório prepara dos profissionais para falar bem em público seja qual for a situação, desde entrevistas profissionais até apresentações e palestras.

Um curso de oratória precisa ter também aulas práticas, que tirem o aluno da sua zona de conforto, para que seja possível ver, na prática, o resultado do treinamento.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

Saber falar para um grande número de pessoas é primordial para o crescimento profissional dentro de uma organização.

Imagine um jovem que entrou na organização através de um processo trainee, para ele se tornar um diretor algum dia precisará mostrar que sabe se portar diante de uma plateia.

Quando o profissional vê a empresa investindo na sua melhoria, ele se sente mais engajado com a organização e, consequentemente, vai mais feliz pro trabalho, auxiliando na melhoria do clima.   

Linguagem Corporal

  • O que é:

O treinamento de linguagem corporal ensina a desvendar as mensagens passadas através das expressões corporais.

Mesmo sem a gente perceber, nosso corpo fala mais que muita coisa que sai da nossa boca, e muita gente não sabe disso. Os detetives, por exemplo, estudam muito sobre linguagem corporal para saber identificar quando um suspeito está mentindo.

Na área de vendas, saber como se portar transforma a relação cliente-vendedor muito mais fácil e amigável. A postura certa pode fazer com que o cliente se sinta mais acolhido.

Algumas técnicas de linguagem corporal inclusive aumentam a confiança do consumidor em relação ao vendedor, potencializando a chance de fechar negócio.

Para os gestores, entender de linguagem corporal é um grande diferencial, pois é capaz de transformar o feedback em algo mais fácil de ser internalizado.

Existem estudos que dizem que a postura da pessoa é capaz de mudar até o seu humor e aumentar a sua coragem.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

Muitas vezes o problema do clima da empresa tem sua raiz na forma das pessoas se portarem no ambiente de trabalho. Quando é aprendida a importância de uma boa postura o clima pode melhorar, e muito.

Rodízio de papéis

  • O que é:

Esse é um dos tipos de treinamento que trabalha a empatia. A ideia aqui é realmente fazer um rodízio nas funções da empresa, de forma que os funcionários se vejam enfrentando os desafios de outro departamento.

Fazendo isso, os colaboradores aprendem na prática como funciona cada parte da empresa, e criam uma visão sistêmica, entendendo o andamento geral da organização através de suas partes.

O objetivo não é que todos se tornem experts em todos os departamentos, e sim que entendam a dinâmica de cada um deles. Dessa forma toda a empresa se torna capaz de ajudar uns aos outros.

  • Por que ajuda no clima organizacional:

Entendendo os desafios e dificuldades de cada área da empresa, o funcionário consegue se colocar no lugar do seu colega na hora das cobranças, chegando até a facilitar o trabalho do mesmo.

Com essa ajuda mútua, o trabalho se torna mais leve e as relações interpessoais entre os colaboradores mais fluidas e saudáveis.

Depois de aplicar os tipos de treinamento certos para a sua empresa, você precisará saber como seus funcionários estão se desenvolvendo. Uma boa forma de fazer isso é implementar a avaliação 360, saiba mais clicando aqui.



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