Como elaborar um Plano de Marketing

Por que sua empresa DEVE traçar um Plano de Marketing imediatamente?

Primeiramente, é preciso estar ciente que o principal foco é atrair clientes, pois sua empresa depende deles para alcançar o sucesso, retomar e/ou obter o tão sonhado êxito econômico.

Mas, você sabe o que é um Plano de Marketing? E qual a melhor opção para a sua empresa? Onde investir e não perder alguma oportunidade? Pois bem, para você tomar conhecimento de todas estas questões e traçar a melhor estratégia, é imprescindível elaborar um Plano de Marketing. Além disso, ele irá contribuir no desemprenho do negócio, no controle de gastos e no relacionamento com o cliente.

Sabemos que o marketing hoje não é mais apenas um suporte ao setor de vendas. Toda empresa deseja crescer e se expandir no mercado, por isso, o plano de marketing é utilizado como uma ferramenta de crescimento e não somente de apoio. Mas, como citamos acima, uma de suas maiores prioridades para obter o crescimento e sucesso é atrair os clientes, certo? Contudo, para que isso ocorra, é importante ter conhecimento do seu principal serviço, ou seja, o principal motivo pelo qual sua empresa funciona. Isto se chama Core Business! Além disso, também é muito importante a elaboração de estratégias para que tal serviço atinja seus clientes satisfatoriamente.

Mas, como saber o que satisfaz seu cliente e como fazer para obter êxito no mercado? Bom, para isso, numa ideia estratégica, o Plano de Marketing propõe uma análise de concorrência que abarca uma inspeção dos concorrentes do empreendimento em questão e de como se posicionam no atual cenário, sendo tais pontos definidos de acordo com a conveniência dos clientes.

Através de uma análise de concorrência, será possível distinguir a identificação dos pontos fortes e fracos de uma empresa, além de suas oportunidades e ameaças, no qual denominamos Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). Tal análise define as relações existentes entre as vantagens e desvantagens com tendências importantes encontradas no envolvimento geral da mesma em qualquer nível de mercado.

É importante salientar que os pontos fortes e fracos têm relação com o ambiente interno da empresa e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo.

Além dessas estratégias, ainda há outras maneiras que podem lhe ajudar no crescimento e credibilidade de sua empresa. Contudo, é importante que, o Plano de Marketing deve ter um processo de acompanhamento sendo fundamental para que possíveis correções e mudanças sejam feitas no momento correto e que o plano seja efetivo para a empresa.

Agora que você pode compreender um pouco sobre Plano de Marketing, desejar ainda entender mais e adotar em sua empresa, entre em contato conosco.

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Bruna Martins – Consultora de Marketing



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